“Metamos o martelo nas teorias, nas poéticas e nos sistemas. Abaixo este velho reboco que mascara a fachada da arte!” | ||
--Victor Hugo |
No Brasil, percebe-se o desejo de criação de uma literatura nacional. Assim representou a primeira tentativa consciente de se produzir literatura verdadeiramente brasileira. Abandonou aos poucos o tom lusitano, a fim de dar lugar a um estilo mais próximo da fala brasileira.
Podem-se apontar, no amplo e diversificado movimento romântico, algumas tendências básicas:
A linguagem sofreu transformações: em lugar da bem cuidada sintaxe clássica e das composições de metro fixo, os românticos preferiram uma linguagem mais coloquial, comunicativa e simples, criando ritmos novos e variando as formas métricas. Essa liberdade de expressão é uma das características típicas do Romantismo e constitui um aspecto importante para a evolução da literatura ocidental. O espírito de renovação lingüística é uma contribuição importante do Romantismo e foi retomado, no século XX, pelos modernistas.
Na poesia, distinguem-se três fases, as chamadas Gerações Românticas:
- a exaltação dos sentimentos pessoais, muitas vezes até autopiedade
- exaltação de seu “eu” - subjetivismo
- a expressão dos estados da alma, das paixões e emoções, da fé, dos ideais religiosos
- apóiam-se em valores nacionais e populares
- desejo de liberdade, de igualdade e de reformas sociais; e a valorização da Natureza, que é vista como exemplo de manifestação do poder de Deus e como refúgio acolhedor para o homem que foge dos vícios e corrupções da vida em sociedade
- em alguns casos, fuga da realidade através da arte (direção histórica e nacionalista ou direção idílica e saudosista)
A linguagem sofreu transformações: em lugar da bem cuidada sintaxe clássica e das composições de metro fixo, os românticos preferiram uma linguagem mais coloquial, comunicativa e simples, criando ritmos novos e variando as formas métricas. Essa liberdade de expressão é uma das características típicas do Romantismo e constitui um aspecto importante para a evolução da literatura ocidental. O espírito de renovação lingüística é uma contribuição importante do Romantismo e foi retomado, no século XX, pelos modernistas.
Na poesia, distinguem-se três fases, as chamadas Gerações Românticas:
Gerações | Nomes | Principais poetas | Principais temas |
---|---|---|---|
1ª Geração | Nacionalista ou Indianista | Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Araújo Porto-Alegre | Exaltação da natureza, excesso de sentimentalismo, amor indianista, ufanismo (exaltação da pátria) |
2ª Geração | Ultra-Romântica ou Mal do Século | Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela | Egocentrismo, sentimentalismo exagerado, morte, tristeza, solidão, tédio, melancolia, subjetivismo, idealização da mulher. |
3ª Geração | Condoreira ou Social | Castro Alves, Sousândrade, Tobias Barreto | Sentimentos liberais e abolicionistas |
- Indianismo - uma das formas mais significativas do nacionalismo romântico. O índio é um ser idealizado (nobre, valoroso, fiel), apesar disso demonstra a valorização das origens da nacionalidade.
- Mal do Século - voltando-se inteiramente para dentro de si mesmos, esses poetas expressaram em seus versos pessimistas um profundo desencanto pela vida. Muitos marcados pela tuberculose, mal que deu nome à fase
- Condoreirismo - poesia social e libertária que reflete as lutas internas da Segunda metade do reinado de D. Pedro II.
Domingos José Gonçalves de Magalhães nasceu no Rio de Janeiro, em 1811. Viveu na Europa, onde teve contato com a poesia romântica. A obra Suspiros Poéticos e Saudades foi considerada a obra inaugural do Romantismo no Brasil. O autor procurou criar e consolidar uma literatura nacional para o país. Morreu em Roma, em 1882. Seu poema de destaque foi Noite tempestuosa do livro Urânias.
Obras: Suspiros Poéticos e Saudades (1836); Urânias (1862); Cânticos Fúnebres (1864) e outros
Obras: Suspiros Poéticos e Saudades (1836); Urânias (1862); Cânticos Fúnebres (1864) e outros
Primeiro grande poeta do Romantismo brasileiro. A temática indianista que caracteriza sua obra apresenta forte colorido e ritmo. Seu grande poema indianista Os Timbiras ficou incompleto, pois durante o naufrágio em que o poeta morreu perderam-se também os textos. Além da vertente indianista, também se destaca a lírica amorosa, mas não apresenta passionalidade. Aqui a mulher é sempre um anjo, idealizada, numa ótica platônica.
Obras Principais:
Obras Principais:
- "I Juca Pirama", "Canção do Tamoio", “Os Timbiras” - sentimento de honra e valentia do índio
- "Leito de folhas verdes", "Se se morre de amor", "Como? És tu?", "Ainda uma vez - adeus!", "Seus olhos" - sentimento amoroso
- "Canção do Exílio" - solidão, exílio, amor à pátria, retomada por muitos modernistas
- "O mar", "A noite", "A tarde" - poesias impregnadas de religiosidade sobre a majestade da natureza
- Livros - Primeiros Cantos (1846), Segundos Cantos (1848), Sextilhas de Frei Antão (1848), Últimos Cantos (1851), Os Timbiras, Cantos (1857).
"Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá." | ||
--Canção do Exílio |
"Por onde quer que fordes de fugida Vai o fero Itajuba perseguir-vos Por água ou terra, ou campos, ou florestas; Tremei!..." Os Timbiras "Eu vi o brioso no largo terreiro, Cantar prisioneiro Seu canto de morte, que nunca esqueci: Valente como era, chorou sem ter pejo; Parece que o vejo, Que o tenho nest'hora diante de mi." | ||
--I-Juca Pirama |
Luís Junqueira Freire nasceu em 1832, em Salvador. Formou-se professor aos 20 anos. Morreu em 1855, logo após a publicação das Inspirações do Claustro. Seu poema em destaque foi Meu filho no claustro.
Obras Principais:
Obras Principais:
- Inspirações do claustro (1855)
- Contradições poéticas (data incerta)
Poeta que representa a sensibilidade brasileira espontânea. Levou vida boemia e morreu de tuberculose Sua poesia não foi muito inovadora, sendo considerado mais ingênuo dos românticos. Conhecido como "poeta da infância", fala muito da inocência perdida Trabalha também temas do chamado “romantismo descabelado”: exílio e lirismo amoroso.
Obras Principais:
Obras Principais:
- Camões e o Jau (teatro)
- Carolina (romance)
- Camila (memórias)
- A Virgem Loura (prosa)
- Primaveras (poesia)
"Oh! Que saudades que tenho Da aurora da minha vida, da minha infância querida Que os anos não trazem mais!" | ||
--Meus oito anos |
Poeta romântico boêmio inspirado pelo byronismo. A morte marca sua vida pessoal com a perda do filho de três meses e da ex-esposa. Por sua amizade com Castro Alves, fez a ponte da poesia pessimista à poesia social. Falece, alcoólatra e mentalmente desequilibrado tornando-se o protótipo do poeta maldito brasileiro.
Obras Principais:
Obras Principais:
- Noturnas (1861), O Estandarte Auriverde (1863), Vozes da América (1864), Cantos e Fantasias (1865), Cantos Meridionais (1869), Cantos do Ermo e da Cidade (1869), Anchieta ou Evangelho na Selva (1875), Diário de Lázaro (1880), Cantos Religiosos (1878) - poesias
- Ruínas da Glória, Ester, Ina, Cora - prosa
"Eras na vida a pomba predileta Que sobre um mar de angústia conduzia O ramo da esperança. - Eras a estrela Que entre as névoas do inverno cintilava Apontando o caminho ao pergueiro." | ||
--Cântico do Calvário |
Porta-voz das ânsias coletivas tem na poesia abolicionista sua melhor realização na linha social ("Navio Negreiro" e "Vozes d'África). Em suas obras, atribui ao poeta a missão de denunciar as injustiças sociais e de clamar pela liberdade ("Adeus, meu canto").
Esse tipo de poesia se realiza num estilo vibrante, em que predominam as comparações, metáforas, antíteses, hipérboles, apóstrofes, empregadas quase sempre em função de elementos grandiosos da natureza, que sugerem imensidão, força, majestade, como: montanhas, cordilheiras, oceanos, tempestades, furacões, astros, cachoeiras, configurando assim o estilo chamado Condoreirismo.
Sua poesia amorosa é bem mais sensual do que se fazia na época. Nela, a mulher, diante das vagas idealizações ultra-românticas, aparece em toda sua beleza física e envolvida por um clima de erotismo e paixão.
Como a maioria dos poetas românticos morre cedo, aos 24 anos de idade.
Obras Principais:
Esse tipo de poesia se realiza num estilo vibrante, em que predominam as comparações, metáforas, antíteses, hipérboles, apóstrofes, empregadas quase sempre em função de elementos grandiosos da natureza, que sugerem imensidão, força, majestade, como: montanhas, cordilheiras, oceanos, tempestades, furacões, astros, cachoeiras, configurando assim o estilo chamado Condoreirismo.
Sua poesia amorosa é bem mais sensual do que se fazia na época. Nela, a mulher, diante das vagas idealizações ultra-românticas, aparece em toda sua beleza física e envolvida por um clima de erotismo e paixão.
Como a maioria dos poetas românticos morre cedo, aos 24 anos de idade.
Obras Principais:
- "Espumas Flutuantes" (1870)
- "A Cachoeira de Paulo Afonso" (1876)
- "Os escravos" (1883)
- além das poesias escreveu para o teatro “Gonzaga ou a Revolução de Minas” (1876)
"Eras um sono dantesco... O tombadilho, Que das luzernas avermelha o brilho, Em sangue a se banhar, Tinir de ferros... Estalar do açoite... Legiões de homens negros como a noite Horrendos a dançar" | ||
--Os Escravos |
Marco inicial = publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães (1836). esta obra promoveu, de modo sistemático, os ideais românticos (nacionalismo + religiosidade) e o repúdio aos padrões clássicos externos (mitologia pagã).Marco final = publicação de O Mulato (Aluísio Azevedo) e de Memórias Póstumas de Brás Cubas (M. de Assis) em 1881
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